Bem Vinda/o ao nosso Blog!!!
Os textos publicados neste blog, sao pura REALIDADE, e qualquer semelhança com a FICçAO è pura coincidência...
Qualquer semelhança com factos e pessoas reais, nao è de todo, mera coincidencia !!!



Deixem-nos um comentário, pois a opinião de quem nos lê, é muito importante para nós!!

Kris & Médi!



Seguidores

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Este comentario, tem direito a post!

"Ou não... para ama não era má ideia teres um pouco mais de pedagogia e leres alguns livros antes de enfiares comida à força na boca de uma criança. 
Há outras maneiras tais como: não queres comer então não comes mais nada até ao lanche. E na altura do lanche a criança só tem a sopa que não quis comer ao almoço para comer. Se não quiser comer fica sem comer. Geralmente acaba por comer porque tem fome.
Atenção que obrigar e forçar uma criança a comer pode trazer, mais tarde, problemas e distúrbios alimentares. 
Ana"






Minha querida Ana!
Primeiro, nao me venham com livros etc...ja criei com a minha filha, nao um, nem dois, nem 3 miudos, mas sim, com estes dois, ja la vao 7, e nao vai ser o livrinho que me vai fazer mudar!
Se leu  o meu post com atençao, vera que nao enfiei boca abaixo...e se leu com atençao os seguintes posts, (sera que leu??), podera verificar, que a criança foi dormir a sesta, e quando acordou, tinha o pratinho da sopa á sua espera...nao, nao ficou contente, e eu insisti sim senhora... insisti que a menina comeu a sopinha de bom grado, as 14h (volta das...) e mais tarde comeu o tao adorado iogurte!
Se ler mais post meus, podera tambem ficar a saber qual a razao, da menina, em questao(uma menina de 18 meses!!!)  nao gostar de sopa, se calhar è porque em casa, lhe apresentam para o jantar, um pratinho de papa, ou uns valentes crepes com açucar...
Nunca me passou pela cabeça, abrir a boca da menina, seja la como se pode fazer isso, e enfiar-lhe a sopa pela boca abaixo...
Percebeu??
Por isso minha cara, os livrinhos nao me estao a fazer falta, porque a maior prova de que estou a fazer o meu trabalho bem feito, è estes meninos que tomo conta chegarem de manha, e virem a correr para os meus braços...e nao derramarem uma unica lagrima quando os pais vao embora...e mais...muitas das vezes nao tem muita vontade de ir embora, e a mae faz chantagem de que se ficarem, terao que comer legumes (leu esse post???)!
Aconselho-a a ler todos os meus post...e talvez tenha uma ideia diferente, ou nao!!


Eu tenho a minha consiencia limpa, utilizo este blog para desabafar, nunca tratei mal uma criança, nem nunca o farei, e so lhe digo, se encontar para a minha filha, uma ama, que trate a minha filha, da mesma forma que eu trato estes dois meninos...vou trabalhar descansadinha da vida!!! E ja no dia seguinte!!!


Muito Obrigada pela sua opiniao, e volte sempre!




Este post è em relaçao a este:Ai...sopa nao...

10 comentários:

Texuga disse...

Heheheheh...... e quem fala assim nao é gago!!!

Nao ha livros que substituam a dedicação, paciencia, amor e carinho que tu tens com os teus pequeninos.

Bjs

Anónimo disse...

Vejo que o meu comentário a deixou desconcertada. Não era essa a minha intenção, mas sim, alertá-la para um problema sério: obrigar a comer geralmente origina problemas e distúrbios alimentares. Diz que não obrigou, contudo admite que houve choros e lágrimas. Também em algum lado deu uma palmada mas nem vale a pena falar sobre tal coisa porque senão não saímos daqui. Se isso não é obrigar não sei o que será.
A minha actividade profissional é cuidar de crianças e também sou mãe. Como profissional e mãe considero importante a leitura da diversa literatura que existe em torno da educação. Se os livros não fossem importantes e não ensinassem coisa alguma então não haveria razão para que existissem.
Choca-me a sua atitude, a de dizer que não precisa de livros para nada porque já criou algumas crianças. Se tal fosse condição para se ser educadora de criança, por exemplo, não existiriam cursos para tal e, pasme-se, livros...
Não ponho em causa o carinho que nutre pelas crianças mas sim, algumas das práticas que pratica.
Espero que ao longo da sua vida descubra a importância de aprender lendo e pondo em causa o que já leu e aquilo em que acredita. Faz parte da essência do ser humano continuar a aprender.
E já sabe aquilo que é uma verdade universal: as mudanças são necessárias quando a realidade não está correcta.
Uma sugestão e um facto: não é por uma criança não comer sopa agora que não irá comer quando for adulta. Os gostos alimentares mudam e também se educam com muita paciência e sem coacção.
Um grande bem haja.
Ana

Kris disse...

Minha querida ana, o seu comentario nao me desconcertou, nem la perto tao pouco...
eu por acaso, alem de estar fora do nosso territorio Nacional, tenho uma vasta colecçao de livros, em portugues, sou uma pessoa que leio bastante, e tento o mais possivel estar dentro de qualquer assunto e actualizada...
ter vontade de dar uma palmada, ou dar, vai assim uma distncia enorme...ate como mae, ja tive vontade de dar á minha filha, mas nao sou a favor da violencia, e nao acho, tenho a certeza, que para educar nao è preciso recorrer á violencia...pelo menos eu nao o faço!
Como mae, ou melhor desde que engravidei, que a minha leitura, tem sido quase exclusiva á educaçao infantil.

Agora desculpe-me...mas pensar que se nao come agora come em adulta...è ridiculo, no minimo, pois eu nao vou deixar as crianças andarem a crepes com açucar, papas cerelac, massa com molho, ou arroz, a pensar que um dia, talvez, comam a sopa! ou outro tipo de legumes, desculpe, se è ignorancia minha, mas na minha casa, comem sopa e legumes, se nao a comem ao almoço, comem ao lanche...e acabou...

Choros e lagrimas...pois esta claro, se nao querem comer o que esta no prato, è obvio que choram, e se insistimos, cospem...
Insistir, para mim, nao è enfiar pela boca abaixo...

Se tiver mais alguma duvida, disponha...mas se faz favor, leia bem aquilo que escrevo, porque essa da palmada...nao foi bem assim, e volto a dizer...quem nunca teve vontade de dar uma palmadita, que atire a primeira pedra!

Cumprimentos e volte sempre!

Kris disse...

ah querida Ana
acredite, que a mim, me choca mais, deixar uma criança comer crepes com açucar, que obrigar a comer um prato de sopa...mas pronto...

Claudia disse...

Não tenho nada que opinar, mas parece-me que a Kris não fez nada de errado. Será que a geração dos agora 30 e picos anos tem toda disturbios alimentares e problemas psicológicos? É que também nos obrigavam a comer e também nos davam palmadas. a mim não me fizeram mal nenhum, não me parece que seja violência... dadas na altura certa fazem milagres.

Quanto a literatura e formação nunca fizeram mal a ninguem, mas como diz um pediatra que conheço... podemos ter lido os livros todos do mundo que só nos fez crescer mas o que importa, o que melhor podemos dar ás nossas crianças, está bem dentro de nós. Cá bem no fundo, na nossa intuição, no amor que temos para dar.

Beijinho e cada um com os seus metodos...

Kris disse...

Bem, quanto a este post, ainda tenho algo mais a dizer...
Isto a preposito da primeira frase do primeiro comentario...passo a citar:
"Ou não... para ama não era má ideia teres um pouco mais de pedagogia e leres alguns livros..."
Quanto a isto, tenho a dizer, que, os livros sao muito bons, sim senhora, e nada contra tenho, e ate leio bastante, e quando nao tenho hipotese de os ter pesquizo, pois aqui infelizmente nao nos è facil adquirir livros em portugues...
Mas...
Ja ouviram falar, por acaso no Metodo Estivill??
Este senhor, que è Pediatra e neurofisiologo, editou um livro, com metodos, quase milagrosos, para ensinar aos pais, a esnsinar os filhos a comer e a dormir...
Tambem è verdade que nao li o seu livro, mas pesquizei imenso sobre o metodo para ensinar as crianças a dormir...
Agora digo:
Se tentar "enfiar" (sim, porque foram estas as palavras que eu utilizei ao escrever o post)3 colheres de sopa na boca de uma criança, è quase um crime, e pode causar no futuro, traumas, disturbios, quer a nivel fisico, ou neurologico a uma criança...o que sera, com este metodo para elas dormirem, visto que consiste em criar uma rotina na criança (muito de acordo!!), depois deita-la na cama, dizer boa noite, e deixa-la a chorar na cama , visitando-as cada vez em interva-los mais espaçosos, e so se aproximar-mos da criança em caso de vomito, etc...
Agora, isto foi escrito por um especialista, mas EU NAO CONCORDO!!!
Nao concordo, nem que tivesse sido escrito por Deus!!!
Eu nao deixo a minha filha, nem a filha/o de ninguem, a chorar na cama, ate adormecer de exaustao!!
Nao critico quem poe este metodo em pratica, mas em minha casa, nao!!
Na teoria è uma coisa, na pratica...tem muito que se lhe diga!!
Prefiro milhentas vezes mais, depois da nossa rotina diaria, levar a minha filha pela mao ate á caminha, e deitar-me com ela, fazer-lhe festinhas, ate adormecer...nao è perda de tempo alguma, muito pelo contrario, è um momento muito nosso, e eu adoro...e ela dorme a noite todinha!!!!!!!
Por isso, nem tudo o que esta nos livros, para mim, tera que ser seguido á risca...

Quanto á sopa...Obrigaram-me tanta vez a come-la, mas tanta, que desde pequena aprendi a gostar, hoje adoro...levei tanta, mas tanta palmada...e alem de nao o fazer, nao cresci nem traumatizada, nem com qualquer disturbio, felizmente sou uma pessoa bastante saudavel e equilibrada!

beijos a quem nos le!!

Kris disse...

Querida Claudia, seja que topico for, è um blog publico, e tens sempre o direito á tua opiniao!!

Quando vou á pediatra, e levo assim, as minhas duvidas de mae, ela diz sempre...pois è, eles nao veem com manual de instruçoes...


Pois è, nao veem, e por muito que devore livros e mais livros, vou fazer sempre o que o meu instinto manda...

Tou errada?? Se calhar estou...mas vivo feliz assim, a minha filha è uma menina muito feliz, o meu marido tambem...e os meus pequerruchos, quando aqui estao, tambem o sao!!!

Por isso, Haja saude!!
Beijos e volta sempre

Texuga disse...

Ja tinha lido e opinado!!!

Sou sincera.... Acho que fizeste muito bem, alias, eu tenho um irmao com menos 10 anos que eu, como deves de calcular fiquei bastantes vezes com ele. Algumas vezes dizia-me que nao gostava da comida, que nao comia, que queria outra coisa. Eu claro que tentava sempre fazer com que ele mudasse de ideias, mas sem exito. Dizia-lhe que podia sair da mesa e ir brincar... Varias vezes vinha ao pe de mim dizer... Mana tenho fome e como deves calcular apresentava-lhe o prato do almoço.... Isso nao quero... E eu voltava a guardar o prato... Quando estava vencido pela fome la vinha ele comer o prato do almoço e ainda dizia.. Isto é mesmo bom!!!!

Com isto so te quero dizer que tens uma atitude muito correcta e que o que vem muitas vezes nos livros nao poe em pratica.

Quando a ana diz que se nao fossem percisos livros nao se tirava o curso de educadora de infancia... So tenho a dizer que a minha tia é educadora a 35 anos e tem o 6º ano. É uma pessoa impecavel com crianças de qualquer idade e nao foi a pala de livros e cursos superiores que tem o emprego que tem.

Bjs

** 4 vidas numa só** disse...

Há que deixar as crianças comerem porcarias, não querem dormir?? Não dormem...~estão zangados com os pais?? Deixem as criancinhas bater.lhes!! Por amor da santa! Mas nós somos apenas pais porque geramos ou também faz parte do "nosso papel" educar, respeitar e amar? as minhas filhas quando começarm a comer sopa cuspiam tudo e berravam, então por causa disso eu ia desistir de ter a maior paciência do mundo e "obriga.las" a comer? Ah sim... era melhor dar.lhes apenas papa que é docinha e quando fossem adultas talvez comessem a sopinha sem choros! Estou pasma e parva, sim parva! As crianças têm que ser educadas, amadas sim, mas educadas com amor. Não podemos ceder a tudo só pq uma crianças chora ou grita ou esperneia. As minhas filhas não gostavam de dormir a sesta dp do almoço, ia deixa.las andar pelos cantos a cair de sono e a chorar por tudo e por nada? Não! Elas choram porque precisam descansar e mesmo chorando na cama, nadsa que uma cantiga da mãe não resolva! Não estamos a criar flores de estufa! As minhas filhas são muito mimadas sim, mas têm rotinas, não comem porcarias, comem sopa e sabem que mais? Hoje em dia é o que elas mais gostam, porque? Porque eu insisti! Eu mesm levei algumas palmadas de matar moscas como se costuma dizer(foram poucas as que cairam ao chão!) sempre fui obrigada a comer sopa pois nunca, nunca gostei! Hoje sou mãe, adulta, e as únicas sopas que como são canja e caldo verde. Como podem ver não passei a gostar de sopa depois de adulta, mas fui obrigada a comê.la em pequena, e ainda bem! Pois imaginemos que não fosse, que a minha mãe dizia "tadinha da menina, não quer, não come!" Pois hoje eu iria sofrer sim de disturbios alimentares pois como só comia o que queria, lógico que só iria para os doces! Muita gente fala sem pensar... enfim.

Carla disse...

Os livros são optimos e ensinam muita coisa, mas nada como a vivência e passar pelas situações para saber como agir.
Uma coisa é tratar mal uma criança, outra completamente diferente é educar e não fazer as vontades todas!
O meu filho com 20 meses já se mandava para o chão a fazer birras quando era contrariado.
Ás vezes as pessoas pensam que por terem cusrsos ou serem doutores que sabem mais e podem opinar sobre tudo e mais alguma coisa.
A educação é muito importante, mas nada como viver!!!